segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Realizada abertura da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 em Zé Doca

Com o inicio da Quaresma, nossa Igreja no Brasil por meio da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove anualmente neste tempo, a Campanha da Fraternidade que visa à reflexão de todos. Este ano, a Campanha da Fraternidade é celebrada de forma Ecumênica, juntamente com as igrejas que formam o Conselho Nacional das Igrejas Cristã (CONIC), assim, somos convidados, além refletir, debater com as autoridades governamentais melhorias para o bem viver de todos. A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 tem como tema “Casa comum, nossa responsabilidade” e lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5,24).

Em Zé Doca, a abertura da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 foi realizada neste domingo, dia 14 de fevereiro, com a participação dos fiéis da Paróquia Catedral de Santo Antônio e da Paróquia São João B. de La Salle e Nossa Sra. Aparecida que se reuniram as 16:30 no salão paroquial no bairro São Francisco, de onde saíram em caminhada por algumas de nossa cidade cantando,  rezando e refletindo sobre o saneamento básico, sentido principal desta campanha.

Durante a caminhada foram realizadas três paradas em que foi refletido os pontos VER, JULGAR E AGIR. A primeira parada foi realizada em frente ao Hospital Municipal (SESP) onde a Sra. Maria José e Irmão Antônio refletiram sobre o VER da campanha analisando os problemas referentes ao saneamento básico existentes em nossa sociedade. Já a segunda parada foi realizada na Praça do Viva Zé Doca em que Nonato Paiva refletiu sobre o JULGAR , e falou sobre a necessidade de olharmos para o nosso próprio erro, quando deixamos de cuidar de nossa natureza. Na terceira e última parada, essa em frente à Catedral de Santo Antônio, José Arlan apresentou a todos os presentes propostas para o AGIR desta campanha, seja em nossa casa, no nossa bairro ou em nossa cidade.

Após o término da caminhada, deu-se inicio a Santa Missa sendo presidida pelo Pe. Pedro Eduardo, nosso vigário paroquial e reitor do Seminário Propedêutico e da Escola Diaconal, e concelebrada pelo nosso pároco Pe. Raimundo Brito.

Que nesta campanha possamos refletir e fazer também nossa parte, cuidando de nossa “casa comum” como nos propõe o tema. Que Deus nos abençoe hoje e sempre. Amém!



























Clique aqui e veja mais fotos

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Abertura da Campanha da Fraternidade em Zé Doca será realizada neste Domingo

Anualmente, ao iniciar a Quaresma, mais precisamente na quarta-feira de cinzas, nossa Igreja Católica no Brasil, por meio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresenta a Campanha da Fraternidade como forma de ação profética a ser vivenciada por todo povo de Deus neste tempo quaresmal, sendo que este ano somos convidados a viver esta campanha de forma ecumênica, juntamente com as igrejas que compõem o Conselho Nacional das Igrejas Cristãs (CONIC).  

Neste ano 2016, a Campanha da Fraternidade Ecumênica tem como tema “Casa comum, nossa responsabilidade” e lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5,24), onde nos propõe o debate sobre um dos grandes problemas de nossa sociedade o Saneamento Básico.

Assim, convidamos todos os fiéis da Paróquia Catedral de Santo Antônio e Paróquia São João B. de La Salle e Nossa Sra. Aparecida para participarem da abertura da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 em nossa cidade de Zé Doca que será realizada neste domingo, dia 14 de fevereiro, tendo inicio as 16:30 com uma caminhada saindo do salão paroquial da Paróquia São João B. de La Salle e Nossa Sra. Aparecida no bairro São Francisco, onde percorrerá algumas ruas de nossa cidade em direção a Catedral de Santo Antônio. E chegando a Catedral será dado inicio a celebração Santa Missa. 


Igrejas que compõem o CONIC:

- Igreja Apostólica Romana (ICAR)

- Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB)

- Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB)

- Igreja Presbiteriana Unida (IPU) 

- Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia (ISOA)


Oração da CFE 2016
Deus da vida, da justiça e do amor,
Vós fizestes com ternura o nosso planeta,
morada de todas as espécies e povos.
Dai-nos assumir, na força da fé
e em irmandade ecumênica,
a corresponsabilidade na construção
de um mundo sustentável
e justo, para todos.
No seguimento de Jesus,
com a Alegria do Evangelho
e com a opção pelos pobres.
Amém!



terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Paróquia São J B de La Salle e Nossa Sra. Aparecida realiza sua Assembleia Paroquial

No ultimo final de semana, dias 30 e 31 de janeiro, animadores e coordenadores de comunidades, catequistas e membros de grupos, pastorais e movimentos da Paróquia São João Batista de La Salle e Nossa Senhora Aparecida estiveram reunidos no Salão Paroquial no bairro São Francisco para participarem de sua Assembleia Paroquial.
A programação da assembleia iniciou as 08:00 da manhã de sábado com a apresentação dos participantes e oração de abertura ministrada pela Equipe de Liturgia da Matriz. Após a oração, deu-se inicio aos trabalhos onde nosso pároco, Pe. Raimundo Brito, apresentou os novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística daquela Paróquia e explanou sobre o regimento deste ministério. Em seguida, foi apresentada a todos os participantes a prestação de contas do ano 2015 e como está funcionando a administração paroquial. 
 
Após o lanche, todos os presentes tiveram a alegria de receber a visita de nosso bispo Dom João Kot OMI e de Pe. Nato, pároco na cidade de Cândido Mendes que parabenizaram todos pela disponibilidade no trabalho pastoral em nossas comunidades. Dando continuidade aos trabalhos, tivemos apresentação do VI Plano Diocesano de Pastoral e da programação do Ano Jubilar da Misericórdia. 

A tarde, foi feito o repasse do material da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 (CFE-2016) ministrado pelo Pe. José Raimundo Pinheiro, nosso vigário paroquial. A CFE-2016 tem como tema “CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE” e lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca (Am 5,24).”
Nesse primeiro momento de formação, Pe. José Raimundo abordou sobre o sentido principal da CFE-2016 que é o Saneamento Básico, ressaltando que também somos responsáveis por manter nossa “casa” limpa, como propõe o tema desta campanha.
Encerrando as atividades desse primeiro dia de assembleia, foi realizado um ensaio dos cânticos da CFE-2016 e também uma avaliação sobre as atividades do ano 2015 e planejamento para este ano.

No segundo e último dia de assembleia, a programação teve inicio com a celebração da Santa Missa, sendo presidida por Pe. Brito. Com o término da celebração, deu-se continuidade a formação da CFE-2016, onde Pe. José Raimundo abordou as propostas de ações a serem trabalhadas durante a campanha, e sugeriu que formassem grupos para apresentar mais propostas para serem acrescentadas.
Já encerrando esta assembleia, foram apresentadas duas propostas para atividades pastorais e sociais: 
1. Uma equipe para trabalhar ações propostas pela Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016, estando inseridos as seguintes pessoas:
- Pe. Raimundo Brito
- Pe. José Raimundo
- Um Irmão Lassalista
- Fernanda (Quadro)
- Lúcia (Vila Barroso)
- Lúcio (Igarapé Grande)
- Francisco (Fortaleza)
- Prof. Mano (São Francisco)

2. Foi decidido também que todas as Quartas-feiras, a partir do mês de março, terá um padre na sede paroquial para atender confissões e fazer visitas e as 19:30 teremos a celebração da Santa Missa no salão paroquial.
Que Deus abençoe a todos e vos dê mais ânimo para trabalhar na evangelização do povo de Deus.