terça-feira, 24 de maio de 2016

Festa do “Corpo de Cristo”, pão da vida que desceu do céu. Convite!

No próximo dia 26 de maio (Quinta-feira), nossa Santa Mãe Igreja nos convida a celebrar solenemente Jesus Cristo na Sagrada Eucaristia. Mais por que esta solenidade é celebrada em uma quinta-feira?
 
Esta festa é celebrada na quinta-feira, em alusão à Quinta-feira santa, dia em que, reunido com os apóstolos, Jesus realizou a instituição do sacramento da Eucaristia.
“A seguir, Jesus tomou um pão, agradeceu a Deus, o partiu e distribuiu a eles, dizendo: “Isto é o meu corpo, que é dado por vocês, façam isto em minha memória” Depois da ceia, Jesus fez o mesmo com o cálice, dizendo: “Este cálice é a nova aliança do meu sangue, que é derramado por vocês...” (Lc 22, 19-20)
 
 
Em nossa cidade de Zé Doca, a solenidade de Corpus Christi terá início as 16:00 no salão paroquial da Paróquia São João B. de La Salle e Nossa Sra. Aparecida no Bairro São Francisco com a Adoração Eucarística em seguida teremos a procissão que percorrerá algumas ruas de nossa cidade em direção à Catedral de Santo Antônio, onde se encerrará esta solenidade com celebração da Santa Missa presidida por nosso Bispo Dom João.
 
Convidamos a todo o povo de Deus para esta festa onde cantamos louvores a Jesus presente na hóstia Santa. 
 

Origem da Celebração
 
A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.
 
Em 1264, o Papa Urbano IV através da Bula Papal "Trasnsiturus de hoc mundo", estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração. Compôs o hino “Lauda Sion Salvatorem” (Louva, ó Sião, o Salvador), ainda hoje usado e cantado nas liturgias do dia pelos mais de 400 mil sacerdotes nos cinco continentes.
 
Fonte: Canção Nova

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário