quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Abertura da CF 2015 na Paróquia Catedral de Santo Antônio

Todos os anos a CNBB promove a Campanha da Fraternidade que inicia no período da Quaresma, especificamente na quarta-feira de cinzas. Já na Paróquia Catedral de Santo Antônio, teve início no ultimo domingo as 16:30 com uma caminhada, saindo da Comunidade Santa Luzia na Vila Gusmão e percorrendo algumas ruas de nossa paróquia, em direção à Catedral. Este ano, a Campanha da Fraternidade tem como tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e lema “eu vim para servir’ (cf. Mc 10, 45).

Ainda em frente a capela da comunidade, realizou-se uma pequena encenação sobre o lema da CF-2015, preparada pelo grupo JUSC, em seguida foi feita a explicação do cartaz da campanha por Leonardo Moraes. Após a explicação deu-se inicio a caminhada, onde cantando, orando e refletindo todo povo de Deus presente vivenciou mais de perto a penitência, aspecto que nos é pedido durante a quaresma.

Durante a caminhada foram feitas três reflexões voltadas para o tema da campanha, o VER, o JULGAR e o AGIR, que foram muito bem explanadas, respectivamente, por Nelson Job, Ir. Inês e Arlan Sousa. 

Ao chegar à Catedral foi celebrada a Santa Missa presidida por nosso bispo Dom João Kot, OMI, concelebrada por nosso pároco Pe. Raimundo Brito, e celebrada por todo Povo de Deus presente.

Em sua homilia, Dom João falou um pouco sobre a quaresma, tempo de fazer alguns sacrifícios, e sobretudo de deixar Jesus entrar verdadeiramente em nossos corações. Falou também, no sentido da CF-2015, sobre a necessidade do diálogo e da humildade na vida cristã, pois com essas atitudes é que se pode encontra a paz. 

Que nessa quaresma, por meio da Campanha da Fraternidade, possamos refletir e ir ao encontro dos irmãos, buscando servir com mais entusiasmo.

Fraternidade: Igreja e Sociedade
“Eu vim para servir” (cf. Mc 10, 45)

















segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Abertura da Catequese na Paróquia Catedral de Santo Antônio

Ontem, dia 22 de fevereiro, realizou-se a Abertura da Catequese no ano de 2015 com a celebração da Santa Missa, presidida por nosso pároco, Pe. Raimundo Brito. 

Participaram da celebração crianças, jovens e adultos vindos de varias comunidades de nossa paróquia. Neste inicio de tempo quaresmal, Pe. Brito fez uma reflexão sobre o Jejum, onde devemos fazer sacrifícios de algumas ações cotidianas, e assim nos aproximarmos verdadeiramente de Jesus. 

Durante a Santa Missa, foi anunciada uma decisão paroquial, que todo 2º Domingo do mês será realizado a Missa das Crianças.

As matriculas da Catequese serão feitas pelos catequistas das comunidades. Já na Catedral, poderão ser feitas na secretaria paroquial ou sábado, dia 28/02, no Centro Pastoral.

Aos Catequistas bom trabalho e que o Espirito Santo vos dê a graça de evangelizar às nossas crianças e nossos jovens.









quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Abertura da Catequese 2015


Convidamos todas as comunidades e famílias para a celebração de Abertura da Catequese no dia 22 de fevereiro as 09:00 hs da manhã na Catedral de Santo Antônio em Zé Doca - MA.

Você Catequista traga seus filhos e sua turma para participar desse momento de fé e oração. Haverá ônibus passando nas capelas das comunidades a partir das 08:00 hs da manhã 

Logo após a celebração haverá a distribuição de lanches para as crianças, contamos com a participação de todos.

Agradece a Coordenação

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Pe. Marcio Junior é apresentado como Vigário Paroquial

No ultimo domingo, dia 08 de fevereiro, às 07:30 hs, na Catedral de Santo Antônio, Dom João Kot, OMI, apresentou Pe. Marcio Junior de Jesus Sodré como novo vigário da Paróquia Catedral de Santo Antônio e da Paróquia São João Batista de La Salle e Nossa Sra. Aparecida.

Após a saída de Pe. Saris Verde, que assumiu a Paróquia São Pedro em Maranhãozinho – MA, sentiu-se a necessidade de um auxílio nas atividades pastorais dessas paroquiais, então nomeou-se Pe. Márcio Junior para a função de Vigário Paroquial, mantendo-se ainda como reitor do Seminário Menor Sagrada Família. 

A Santa Missa foi presidida por Dom João e concelebrada por Pe. Marcio Junior e Pe. Raimundo Brito dos Santos, Pároco da Paróquia Catedral de Santo Antônio. Sento que no inicio da celebração fez a leitura da Provisão Canônica, nomeando assim, Padre Marcio Junior como novo vigário das paróquias acima citadas. Nos Ritos Finais, Pe. Brito acolheu o novo vigário paroquial e colocou-se a disposição em suas necessidades pastorais.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Padre Saris Verde é o Novo Pároco da Paróquia São Pedro em Maranhãozinho

No último sábado, dia 07 de fevereiro, Pe. Saris Ribeiro Verde tomou posse como novo pároco da Paróquia São Pedro e assumiu a assessoria diocesana da Legião de Maria. Nascido na cidade de Gov. Newton Bello – MA, Pe. Saris foi ordenado diácono no ano de 2012, e ordenado sacerdote em agosto de 2013, em sua cidade natal, pelas mãos de Dom Carlo Ellena, Bispo Emérito de Zé Doca.

A programação iniciou-se as 16:30 hs na Igreja Matriz, com a acolhida das comunidades paroquiais vindas de: Gov. Newton Bello; Zé Doca, onde residia Pe. Saris; Araguanã; Nova Olinda do Maranhão; Centro do Guilherme; Gov. Nunes Freire; Maracaçumé; Centro Novo do Maranhão; Boa Vista do Gurupi; Carutapera; Godofredo Viana e Cândido Mendes que por volta das 17:50 hs saíram em caminhada para o Ginásio Poliesportivo, onde foi realizado a Missa de Posse.

A Santa Missa foi presidida pelo Excelentíssimo Reverendíssimo Dom João Kot, OMI, Bispo Diocesano de Zé Doca e concelebrada por: Pe. Raimundo Brito dos Santos, Vigário Geral e Pároco da Paróquia Catedral de Santo Antônio, e  Pe. Saris Ribeiro Verde, pároco da Paróquia São Pedro; Pe. Marcio Junior de Jesus, Reitor do Seminário Menor e Vigário da Paróquia Catedral de Santo Antonio; Pe. Paulo Ricardo Marques, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição; Pe. Francisco Morais, pároco da Paróquia São Sebastião e Nossa Sra. Aparecida; Pe. Erenaldo Caxias, pároco da Paróquia São Francisco de Assis; Pe. André Luís Brás, pároco da Paróquia São João Batista; Pe. José Ribamar Abas Filho, Pároco da Paróquia Nossa Sra. do Perpétuo Socorro; Pe. Antônio Máximo Verde, vigário da Paróquia Nossa Sra. do Perpétuo Socorro; Pe. Alvelino da Silva Santos, pároco da Paróquia nossa Sra. da Imaculada Conceição; Pe. Elinaldo Nunes Cardoso, pároco da Paróquia São Pedro; Pe. José Raimundo da Silva, pároco da Paróquia Nossa Sra. do Perpetuo Socorro; Pe. Cosmo de Souza Almeida, administrador da Paróquia São Sebastião; Mons. Mario Racca, colaborador da Paróquia São Sebastião; e Pe. Raimundo Pereira de Almeida (Nato), administrador da Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Também estiveram presentes Religiosos e Religiosas de nossa diocese, o Sr. José Auricélio, prefeito de Maranhãozinho, e os familiares de Pe. Saris. Após a Saudação à Santíssima Trindade, Pe. Brito fez a leitura da Provisão e do Decreto Nomeação do novo pároco, seguida da Profissão de Fé realizada por Pe. Saris diante de Dom João e todo povo de Deus presente.

Dom João em sua Homilia, falou sobre a necessidade de termos coragem para anunciar o Evangelho e enfrentar as dificuldades confiando na bondade de Deus. Já em sua mensagem à Pe. Saris, desejou-o sabedoria, coragem e pediu que ele vá ao encontro do povo que está afastado de Deus. Em outro momento agradeceu a Pe. Nato pelos 13 anos de serviço pastoral na Cidade de Maranhãozinho. Com o término da homilia, deu-se continuidade ao rito da posse, com renovação das promessas sacerdotais, feitas por Pe. Saris diante de Dom João, em seguida recebeu do bispo diocesano as chaves da igreja e do sacrário, os óleos sacramentais e a estola, símbolos paroquiais, e do Prefeito Municipal a chave da cidade. Após esse ato, o padre proferiu o juramento de fidelidade como determina a Santa Mãe Igreja, declarando Pe. Saris Ribeiro Verde pároco da Paróquia São Pedro.

Nos Ritos Finais, as senhoras Maria dos Anjos e Helena França, em nome de toda a paróquia, agradeceram a Pe. Nato pelo trabalho realizado e acolheram ao novo pároco, Pe. Saris, se colocando a disposição para o serviço pastoral. O Sr. Auricélio, prefeito municipal, agradeceu a presença de todos e também, se colocou à disposição da paróquia. Por fim, Pe. Saris agradeceu ao bispo, aos padres presentes e a todo povo de Deus que estiveram presentes nesse seu início de serviço pastoral. E encerrando a Santa Missa, Dom João abençoou solenemente a todos.

Vale ressaltar que dia sete de fevereiro de 2015, coincidentemente, completou-se 06 anos de existência da Paróquia São Pedro em Maranhãozinho - MA.



terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Despedida de Padre Saris Verde

Na manhã de ontem, dia 01 de fevereiro, os fiéis da Paróquia Catedral de Santo Antônio despediram-se de Pe. Saris Verde, que foi enviado a realizar seu serviço pastoral em Maranhãozinho – MA, como pároco da Paróquia São Pedro. 

A despedida teve inicio as 07:30h com a celebração da Santa Missa, presidida por Pe. Saris, concelebrada por Pe. Raimundo Brito, pároco da Paróquia Catedral de Santo Antônio. Celebrando o 4º Domingo do Tempo Comum, a Liturgia nos pediu que pudéssemos abrir nos corações para as coisas boas, destacada por Pe. Saris em sua homilia, onde falou que devemos reconhecer Jesus e buscar um pouco mais de intimidade com Ele, se afastando, assim, de todos os males, em seguida agradeceu a todos pela amizade que construiu no período em que residiu nesta paróquia, pelas orações direcionadas a ele, e ainda a Pe. Brito pela convivência e pelo aprendizado que lhe proporcionou.

Nos ritos finais, o senhor Joselito agradeceu a Pe. Saris em nome de toda a paróquia pelo trabalho realizado junto as pastorais, grupos e movimentos, e desejou que Deus abençoe-o ainda mais em sua missão. Em seguida, os acólitos da Catedral fizeram uma coreografia da música “Amigos pela fé” da Banda Anjos de Resgate. Após a coreografia, Pe. Brito agradeceu a Pe. Saris pela convivência, pelo trabalho e disposição nas atividades pastorais desta paróquia, encerrando a primeira parte dos agradecimentos. 

Ao tomar a palavra, Pe. Saris novamente agradeceu a todos pela amizade, pedindo ainda, que orem por ele, em seguida apresentou seus familiares que fizeram-se presentes em toda a despedida. Após a apresentação foi dada a Benção Final, encerrando a Santa Missa.

Ao meio-dia, iniciou a segunda parte da despedida com um almoço de confraternização no centro pastoral, onde vários grupos homenagearam e agradeceram a Pe. Saris pelos conselhos e pela paciência. Após homenagens foi pedida a benção ao alimento, dando inicio ao almoço de confraternização e encerrando esse momento de despedida.

A Missa de Posse de Pe. Saris Ribeiro Verde como novo pároco da Paróquia São Pedro em Maranhãozinho – MA está marcada para sábado, dia 07 de fevereiro de 2015, as 18:00, na igreja Matriz daquela cidade.

Veja fotos da despedida abaixo.