terça-feira, 7 de abril de 2015

Celebrações da Semana Santa na Catedral de Santo Antônio

A Semana Santa é o tempo em que todos os cristão buscam renovar sua fé por meio dos mistérios pascais – paixão, morte e ressurreição – celebrados durante a mesma. Na Paróquia Catedral de Santo Antônio, as celebrações da Semana Santa iniciaram-se oficialmente no Domingo, dia 29 de março, por volta das 16:30 hs, com a celebração do Domingo de Ramos, que teve inicio na Comunidade Consolata, de onde todo povo de Deus presente saiu em procissão, louvando, rezando e dizendo: “Hosana ao Filho de Davi! Bendito aquele que vem em nome do Senhor!”. A procissão percorreu algumas ruas da paróquia indo em direção a Catedral de Santo, onde deu-se continuidade a Santa Missa presidida por nosso bispo Dom João Kot, OMI. 

Segunda-feira, as 19:30, foi celebrada a Missa do Perfume, que foi presidida novamente, por Dom João,  e concelebrada por Pe. Raimundo Brito, pároco da Paróquia Catedral de Santo Antônio. O sentido da Missa do Perfume, está no Evangelho do dia (Jo 12, 1-11), onde Maria, irmã de Lázaro, unge os pés de Jesus com um perfume de nardo puro, enxugando-os com o cabelo, significando uma preparação para a paixão, morte e ressurreição de nosso Senhor, pois Ele mesmo é o maior perfume, a essência que nos alegra e nos dá força para superar as dificuldades.

Durante toda terça-feira, foi disponibilizado a todos os fiéis católicos o sacramento da confissão, ministrado por nosso bispo e padres que residem em nossa paróquia.

Já na quarta-feira, a programação iniciou-se as 08:00 da manhã com a Santa Missa para os idosos, presidida por Pe. Márcio Junior. Ao final da celebração foi oferecido o pequeno lanche para todas as pessoas presentes. A noite, às 19:30, foi realizada a celebração da Santa Missa presidida por Dom João.

A programação de quinta-feira teve inicio às 08:00 hs da manhã, com a missa das crianças, que foi presidida por Pe. Brito. Nesta missa, também, foi realizado com as crianças o rito do lava-pés, e ao final foram distribuídos bombons de chocolate, com o desejo de feliz páscoa. As 19:30 hs foi o momento de juntos celebrarmos a Santa Missa da Ceia do Senhor, que foi presidida por Dom João, e celebrada alegremente por todo povo de Deus, dando inicio ao Tríduo Pascal. A representação dos apóstolos foi feita por homens e mulheres de nossa paróquia, significando a igualdade entre todos os filhos de Deus. Ao final da celebração, todos foram convidados a se juntarem em adoração ao Santíssimo Sacramento, na capela da Catedral de Santo Antônio, onde grupos, pastorais e movimentos de nossa paróquia se fizeram presentes, durante a noite (até as 00:00) e pela manhã até o meio-dia da sexta-feira santa.

Sexta-Feira Santa, eis o dia em que fiéis católicos de todo o mundo, por meio de encenações e reflexões sobre a paixão e morte. Na Paróquia Catedral de Santo Antônio, a via-sacra e celebração do beijo da cruz teve inicio na Capela de Nossa Senhora de Guadalupe as 16:00, percorrendo algumas ruas da paróquia, onde os grupos pastorais e movimentos em meio a simbologias refletiram sobre as dificuldades e problemas vividos em nossa sociedade. Ao chegar na Catedral deu-se continuidade a celebração, com a Oração Universal, seguida da adoração do Cristo na Cruz.

E chegou o grande dia! As 19:30 hs de sábado, foi celebrada a Vigília Pascal, que teve inicio à frente da catedral, onde foi realizada a benção do fogo e acendido o Círio Pascal. Antes desse momento, o Ministério Jovem da RCC de Zé Doca, fez uma pequena coreografia dando inicio a celebração. Completado o rito, todos seguiram, em procissão, o círio pascal, que foi levado por Dom João, para o interior da Catedral. Após o círio ser colocado no presbitério, foi feita a proclamação da páscoa, com o cântico do exulte. Após homilia, Dom João pediu a benção para água, e em seguida, todos os cristãos católicos presentes fizeram sua renovação das promessas batismais, renovando sua fé e seu compromisso com a igreja, ao final sendo aspergidos e purificados pela água benta. 

CRISTO RESSUSCITOU!!! Ao fim da Vigília Pascal todos foram convidados a saírem em uma bonita caminhada ao redor da Catedral, com tochas e velas acesas, cantando, rezando e proclamando: Cristo ressuscitou! Aleluia!

Que juntos, possamos ressuscitar em Cristo para uma vida nova, vida de amor e esperança, levando conosco os ensinamentos que nos deixou. 

FELIZ PÁSCOA!

Clique aqui e veja fotos das celebrações da Semana Santa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário