terça-feira, 31 de março de 2015

Missa da Unidade e posse de Pe. Cosmo é realizada em Carutapera

A Missa da Unidade é um grande momento de fé e oração que, na Diocese de Zé Doca, tradicionalmente, acontece na quinta-feira que antecede a Semana Santa, onde abençoa-se os óleos dos enfermos e dos catecúmenos e consagra-se o Óleo do Crisma, e também, onde todos os presbíteros renovam suas promessas sacerdotais. Neste ano, a celebração foi realizada no dia 26 de março, com inicio as 17:00 horas, no Ginásio Poliesportivo, na Paróquia São Sebastião, em Carutapera. Nesta mesma missa, foi empossado como novo pároco daquela paróquia, Pe. Cosmo de Souza Almeida, que desde o dia 1º de fevereiro deste ano a administrava. 

A Missa da Unidade e Posse foi presidida por Dom João Kot, OMI, Bispo Diocesano de Zé Doca e concelebrada por quase todos os presbíteros de nossa diocese, e celebrada pelos religiosos e religiosas, seminaristas, vocacionados e vocacionadas, e todos povo de Deus presente. No inicio da celebração, Pe. Cosmo fez o acolhimento às caravanas vindas de quase todas as paróquias de nossa diocese. Em seguida, algumas famílias daquela cidade presentearam todos os padres e o bispo com simples casulas que foram usadas na celebração.

Iniciando o rito de posse, Mons. Brito fez a leitura da Provisão e Nomeação do novo pároco, seguida da Profissão de Fé realizada por Pe. Cosmo diante de Dom João e de toda a assembleia.

Em sua homilia, Dom João falou sobre o sentido da Missa da Unidade, onde é preciso ter união nas comunidades paroquiais e diocesana, pois isso é importante para que tenhamos um melhor serviço de evangelização e assim busquemos ser melhores cristãos batizados.

Após a homilia, deu-se continuidade ao rito de posse, onde Pe. Cosmo proferiu o juramento de fidelidade e em seguida juntamente com todos os presbíteros presentes, realizaram a renovação das promessas sacerdotais, encerrando assim o rito da posse e decretando Pe. Cosmo de Souza Almeida, novo pároco da Paróquia São Sebastião, em Carutapera. 

Com o término do rito de posse, fez-se rapidamente a apresentação dos óleos sacramentais, seguido pela Liturgia Eucarística, com a procissão da oferendas.

Nos ritos finais, Dom João abençoou os óleos dos enfermos e catecúmenos, e convidou todos os padres a, junto dele, consagrarem o Óleo do Crisma. E chegando ao fim da celebração, foi o momento de agradecer, desta forma, paroquianos da cidade de Cândido Mendes, entregaram a Pe. Cosmo, seu antigo pároco, uma imagem de São Sebastião, desejando-o sucesso em sua nova paróquia. No mesmo sentido, o jovem Gledson Caxias, representando toda a Paróquia de São Sebastião, o acolheu colocando todos os grupos, pastorais e movimentos da paróquia a sua disposição no serviço pastoral. E por fim, Pe. Cosmo agradeceu a todas as pessoas presentes na celebração, e pediu a todo povo de Deus daquela paróquia, que, juntamente com ele, possam trabalhar firmes e forte no serviço de evangelização.

Encerrando a celebração da Missa da Unidade e Posse, Dom João agradeceu a todo povo de Deus presente e aos padres, pela dedicação em seu ministério sacerdotal, e, por fim, abençoou solenemente a todos.

A Paróquia Catedral de Santo Antônio e Paróquia São João batista de La Salle e Nossa Senhora Aparecida foi representada por 42 pessoas de grupos, pastorais e movimentos atuantes nestas paróquias, onde celebraram alegremente, juntamente das outras caravanas, a eucaristia.

Clique aqui e veja fotos da Missa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário