terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Comunicado do Bispo Diocesano

    UM FELIZ E ABENÇOADO ANO NOVO DE 2015 desejo a Meus Irmãos e Minhas Irmãs da Diocese de Zé Doca. 

     Logo depois de assumir a Diocese me reuni com os padres (15 de novembro de 2014) e pedi para que todos continuassem nas suas respectivas atividade e cargos; e qualquer transferência seria feita perante uma necessidade maior. Esta apareceu. Então depois de consultar meu Vigário Geral, Padre Brito, também outros e todas as pessoas envolvidas, comunico ao Povo de Deus, ao Clero, às Religiosas e aos Religiosos desta Igreja Particular o que acertamos e o que confirmo com minhas decisões:

1. Reverendo Padre Reginaldo Santos Costa, o Pároco da Paróquia São Sebastião de Carutapera, nas conversas (09 e 28 de dezembro de 2014) me avisou que precisa fazer uma cirurgia e depois dela necessita de três meses de recuperação e repouso. Diante disso decidimos que ele vai deixar a administração da paróquia (31 de janeiro de 2015) para cuidar de sua saúde e durante os meses seguintes vamos discernir suas futuras atividades e os compromissos na Diocese. Desejamos ao Padre Reginaldo uma rápida recuperação e muita saúde. 

2.   A partir do dia 01 de fevereiro de 2015, assumirá a Paróquia São Sebastião de Carutapera, de fato e de direito, Reverendo Padre Cosmo de Souza Almeida, até então o Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Cândido Mendes.



3.  A partir do dia 01 de fevereiro de 2015, assumirá a Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Cândido Mendes, de fato e de direito, Reverendo Padre Raimundo Pereira de Almeida (Nato), até então Pároco da Paróquia de São Pedro em Maranhãozinho.



4. A partir do dia 01 de fevereiro de 2015, assumirá como Pároco a Paróquia São Pedro de Maranhãozinho, de fato e de direito, Reverendo Padre Saris Ribeiro Verde, até então Vigário Paroquial da Paróquia Catedral de Zé Doca. 





5. Peço as Paróquias de Carutapera, Cândido Mendes, Maranhãozinho e Zé Doca preparar as dignas despedidas de seus Padres agradecendo-lhes pelos anos de serviços prestados e que sejam organizadas as acolhidas de seus novos pastores. Agradeço ao Povo de Deus das Paróquias em cima mencionadas pelo apoio, a compreensão e a colaboração.

6. Os novos Párocos marcaram com Bispo suas posses canônicas nas datas: 07 de fevereiro - do Padre Saris em Maranhãozinho; 28 de fevereiro - do Padre Nato em Cândido Mendes e 26 de março - do Padre Cosmo em Carutapera. Desde já desejo a todos um bom e frutífero pastoreio e a todo o Povo de Deus uma caminhada cheia de graças e bênçãos do Céu.

7. Que os Párocos que estão deixando administração, preparem para seus sucessores um relatório com as informações importantes: atividades pastorais, as comunidades, os projetos, o relatório sobre os funcionários e o patrimônio da paróquia, os carros, o relatório financeiro e outras informações vitais para passagem transparente e responsável da administração paroquial. Que os relatórios sejam assinados pelos membros do Conselho Paroquial de Pastoral e Conselho Paroquial de Assuntos Econômicos. Uma copia deve ser entregue ao novo pároco e outra ao Bispo Diocesano. 

8. Na confraternização natalina do clero e de religiosos (22 de dezembro de 2014) marcamos e confirmamos seguintes datas importantes para a Diocese:

- 01 de fevereiro - Abertura do ano formativo do Seminário Maior, em São Luís;

- 21 de fevereiro - em Santa Luzia do Paruá - REUNIÃO DIOCESANA DE PLANEJAMENTO DO ANO DE 2015. Vamos começar às 09.00 horas e planejamos terminar as 15.00. Convidamos todos os Padres, as Religiosas e os Religiosos, os Coordenadores Diocesanos e se na paróquia não tem ninguém que faz parte de alguma coordenação diocesana, dois representantes. 

- de 09 a 13 de março - Retiro anual do Clero (em Belém);

- 26 de março (quinta - feira) - a Missa dos Santos Óleos em Carutapera, com o clero, religiosos e o povo de Deus da Diocese de Zé Doca.  


 Zé Doca, 06 de janeiro de 2015


Dom João Kot, OMI
Bispo Diocesano

Nenhum comentário:

Postar um comentário