terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Irmãs Leigas da Sagrada Família renovam seu compromisso

No ultimo domingo, 28 de dezembro, a Igreja celebrou a festa da Sagrada Família, e nesta data as Irmãs Leigas da Sagrada Família realizaram, no Centro Diocesano, um dia de confraternização, onde também, renovaram seu compromisso.
A programação iniciou-se as 09:00 da manhã com a celebração da Santa Missa, presidida por Pe. Raimundo Brito, pároco da Paróquia Catedral de Santo Antônio, com a participação de pessoas de outros grupos de nossa paróquia. Após a missa, as Irmãs Leigas participaram de uma gincana bíblica, sendo que ao meio-dia todos foram convidados a participar de um almoço comunitário.

À tarde, foi realizado o amigo invisível, onde foram trocadas algumas lembranças entres as participantes do grupo. 

Parabéns às irmãs Leigas, pois já são 20 anos de caminhada em nossa paróquia. 

Que seja louvada a Santa Família de Nazaré!












 





segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Paróquia Catedral de Santo Antônio Realiza Formação Catequética

A Paróquia Catedral de Santo Antônio realizou uma formação para os catequistas, que aconteceu nos dias 26 e 27 de Dezembro no Centro Pastoral tendo como tema: “Dinâmica de Grupo na Catequese”. O objetivo desse encontro é “Favorecer maior participação e envolvimento dos catequizandos na comunidade”.

O encontro iniciou-se ao meio-dia com o almoço, seguido de uma oração comunitária. A tarde deu-se inicio às formações e trabalhos em grupo que se estenderam até a noite. 

No dia seguinte todos foram convidados a participar da Santa Missa na Catedral as 07:15 da manhã, dando abertura ao segundo dia de formação. Nesse dia, foi dedicado a palestras, trabalhos em grupo, dinâmicas bíblicas e Doutrinais, e a avaliações. A tarde foi realizada a eleição da coordenação da Catequese, o planejamento para o ano de 2015 e sorteio de brindes para os participantes da formação. A nova coordenação ficou da seguinte forma:

Coordenador: Francisco (Major Corinto)

Vice Coordenadora: Andreia (Conj. Consolata)

1ª Secretária: Irone (Fé em Deus)

2º Secretário: Isaías (Guadalupe)

Assessora: Ir. Inês

Que esta formação sirva de ânimo para nossos catequistas, e que eles possam levar um pouco mais de conhecimento bíblicos e doutrinais aos catequizandos de nossa paróquia, levando-os participarem cada vez mais de nossas comunidades.

Veja fotos abaixo:

 

















segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Francisco pede que fiéis “abram as portas a Cristo”

Milhares de fiéis estiveram reunidos neste quarto e último domingo do Advento, na Praça São Pedro, no Vaticano. Durante o encontro, o papa Francisco convidou os presentes a meditar sobre o anúncio do Anjo Gabriel e Maria.

Francisco disse que pensando nesta jovem simples de Nazaré há dois aspectos essenciais de sua atitude, que são o modelo de preparação para o Natal. “Antes de tudo, a sua fé, que consiste em escutar a Palavra de Deus e entregar-se a esta palavra com total disponibilidade de mente e de coração. Maria respondeu ‘sim’ sem saber os caminhos que deveria percorrer, as dores que sofreria, os ricos que enfrentaria, mas estava consciente que era o Senhor que lhe pedia. Ela confia totalmente Nele e se abandona a seu amor”.

O outro ponto a ser meditado é a capacidade da Mãe de Cristo de reconhecer o tempo de Deus. “Maria é aquela que tornou possível a encarnação do Filho de Deus, a revelação do mistério, guardado em segredo durante séculos, como escreve o apóstolo Paulo”.

O pontífice lembra que Maria ensina os fiéis a acolher o momento favorável em que Jesus passa na vida de cada um e pede uma reposta rápida e generosa. Ele reiterou que, como Maria, todos são chamados a responder um ‘sim’ pessoal e sincero ao chamado, colocando-se plenamente à disposição de Deus e de sua misericórdia.

Deixando de lado seu discurso, Francisco falou de improviso. “Quantas vezes Jesus passa em nossa vida e quantas vezes nos manda um anjo e nós não percebemos porque estamos imersos em nossos pensamentos, ocupados com os nossos negócios e nestes dias, até com os preparativos para o Natal! Ele passa e não notamos que bateu em nossa porta, pedindo acolhimento”, disse.

O papa alertou que quando se sente no coração a vontade de ser melhor, é o Senhor que faz sentir este desejo. “É ele que está batendo, não o deixem passar. Jesus bate na porta de nosso coração para nos dar a paz de espírito; abramos as portas a Cristo”, pediu.  

Antes de rezar a oração do Ângelus, o papa concluiu sua reflexão recordando a presença silenciosa de São José ao lado de Maria. “O exemplo de Maria e de José é para todos nós um convite a acolher Jesus com total abertura de espírito. Por amor Ele se fez nosso irmão; Ele vem trazer ao mundo o dom da paz. Cristo é a nossa verdadeira paz. Entreguemo-nos à intercessão de nossa Mãe e de São José para vivermos um Natal realmente cristão, livres de toda mundanidade e prontos para acolher o Salvador, Deus conosco”, encerrou Francisco.


Com informações da News.va e foto da Rádio Vaticano

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Terço dos Homens realiza seu Sexto Aniversario


Ontem, dia 15 de Dezembro de 2014, o Terço dos Homens da Paróquia Catedral de Santo Antônio comemorou seu 6º ano de existência com uma caminhada, que teve seu ponto de partida na Matriz da Paróquia de João Batista de La Salle e Nossa Senhora Aparecida no bairro São Francisco, percorrendo ruas de algumas comunidades, com os homens membros do grupo cantando e rezando mistérios do Terço Mariano. Ao chegar a frente da Catedral de Santo Antônio, foi rezado o ultimo mistério do terço, em seguida o todos adentraram a Catedral iniciando a Santa Missa, que foi presidida por Pe. Raimundo Brito, pároco da Catedral. 

Em sua homilia, Pe. Brito falou um pouco sobre a importância do Terço dos Homens na paróquia, mostrando ações e destacando a forma de trabalho do grupo nas comunidades. Nos ritos finais, foi apresentado a nova coordenação do grupo, que atuará durante 02 anos, a partir da data de ontem. A coordenação ficou da seguinte forma:

Coordenador: Pedro Junior
Vice Coordenador: Francisco (Nena)
Secretário: Anselmo
Tesoureiro: Edivaldo

Após a missa, todos foram convidados a participar de uma confraternização no Centro Pastoral.

Parabéns ao Terço dos Homens, e que Maria continue intercedendo a Deus por todos os homens.